Curso Técnico em Secretaria Escolar

Apresentação

O Curso Técnico em Secretaria Escolar a distância foi elaborado com o objetivo de levar aos profissionais que atuam nas escolas de educação básica e ensino superior, a formação necessária para o bom desempenho de sua função.

A metodologia de educação a distância com o uso da internet, permite que sejam atendidas pessoas de todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro, possibilitando que os profissionais das escolas possam participar, no seu ritmo de aprendizagem e de tempo, pois a flexibilidade é uma das principais características da educação a distância. O aluno faz o seu horário de estudos!

Modalidade/Metodologia

O Curso tem a duração de até 12 meses, considerando a metodologia empregada, e possibilita ao aluno otimizar o seu tempo de estudos utilizando inclusive os sábados, domingos e feriados, compatibilizando as responsabilidades acadêmicas, profissionais e familiares.

Mensalmente, os alunos têm encontros presenciais na sede ou nos pólos para esclarecimento de dúvidas dos assuntos estudados e da parte prática (exercícios, estágios, atividades etc) e também para a realização das provas. Neste encontro recebem o material didático impresso.

O estágio supervisionado deixou de ser obrigatório para este curso no ano de 2020 mas o aluno que quiser fazê-lo, temos algumas escolas para indicar.


Componentes curriculares

  • Fundamentos da Educação
  • Administração dos Recursos Materiais
  • Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira
  • Redação Técnica
  • Base Legal de Funcionamento das Instituições de Ensino
  • Atribuições do Pessoal não Docente
  • Administração dos Recursos Humanos
  • Procedimentos Pedagógicos
  • Legislação Educacional
  • Administração dos Recursos Humanos
  • Técnicas de Escrituração Escolar
  • Técnicas de Arquivamento Escolar
  • Matrícula Escolar
  • Estágio Supervisionado

Documentos

  • Para ingresso no curso, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando.
  • Deverá apresentar os seguintes documentos para a matrícula:
  1. Certidão de nascimento ou de casamento;
  2. Carteira de identidade e CPF;
  3. Comprovante da situação militar, se do sexo masculino, e de acordo com a legislação específica;
  4. Certificado de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, com histórico escolar ou comprovante de estar cursando o ensino médio (obs. o Diploma de Técnico só será expedido após a conclusão do ensino médio);
  5. Publicação no Diário Oficial da conclusão do Ensino Médio;
  6. Comprovante de residência;
  7. Duas fotos 3x4 e
  8. Contrato de prestação de serviços escolares assinado pelo responsável( doc. impresso pelo COSAM)

Desenvolvimento do Curso


Se o aluno não tiver prática de acesso à internet, poderá utilizar-se da sede ou do pólo, no horário pré-estabelecido, onde haverá um tutor de informática, para orientá-lo como receber e encaminhar os seus trabalhos.

Aproveitamento de Estudos anteriores


A Coordenação do Curso poderá avaliar, reconhecer e certificar competências profissionais anteriormente desenvolvidas em outros cursos e programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal.

A dispensa de componentes curriculares ocorrerá nas seguintes situações:

  • O aluno que comprovar por documento expedido por instituição credenciada, a conclusão de componente curricular da Matriz Curricular, que se equivalham aos conteúdos e/ou competências do curso pretendido;
  • O aluno que comprovar componentes curriculares cursados no Ensino Médio ou equivalente que após análise da ementa apresentada corresponda aos conteúdos e/ou competências do curso pretendido e
  • O aluno que declarar/comprovar possuir experiência profissional na Área do Curso pretendido, após análise da equipe pedagógica.

Certificação

Este Plano prevê a formação do Técnico em Secretaria Escolar estruturado em módulos sequenciais.

Ao final do primeiro módulo o aluno receberá o Certificado para o exercício da função de Inspetor de Alunos.

Ao final do segundo módulo receberá o Certificado para o exercício da função de auxiliar de Secretaria.

Ao final do último módulo receberá o Diploma de Técnico de Secretaria Escolar, podendo atuar em Instituições Públicas e Privadas de Ensino de Educação Básica e de Educação superior.

Como se trata de um curso Reconhecido pelo CNE e Autorizado pelo CEE-RJ através do Parecer 71/2007, o seu Diploma tem RECONHECIMENTO NACIONAL.

Valores do Curso

O valor do curso em 2023 está dividido em 14 parcelas de R$ 242,00 com todo o material incluído, exceto o valor da publicação do diploma em D.O. O que será cobrado no final. O aluno poderá ainda optar por 15 ou 17 parcelas se precisar de um prazo maior. Para o pagamento integral, há um desconto de 10%.

A matrícula deve ser paga no ato, e a primeira mensalidade vence 30 dias após a primeira aula. A escola que encaminhar mais de um funcionário terá um desconto de 5% em todas as mensalidades, para cada funcionário encaminhado.

As coletâneas impressas e o diploma publicado são entregues ao aluno adimplente.

O aluno poderá cancelar a sua matrícula ao final de cada módulo, devendo para tal, estar em dia com as mensalidades daquele modulo.

Se o aluno decidir retornar após algum tempo do cancelamento, poderá retomar os estudos a partir do módulo em que parou. Se retornar até dois anos após o cancelamento, suas notas já obtidas estarão asseguradas. Após este prazo deverão refazer as provas, sem o aproveitamento de mensalidades quitadas.

O aluno que quiser mudar de turma para rever conteúdos perdidos ou por ter extrapolado o limite de faltas, perderá uma mensalidade quitada na transferência de turma, mas ficará com as notas já obtidas, se este aproveitamento não ultrapassar a dois anos da aprovação das disciplinas.

O aluno ou ex-aluno que indicar um amigo para o curso receberá um desconto de 5% em suas mensalidades futuras, enquanto o amigo permanecer no curso. Para tal o amigo deve informar a indicação no ato de sua inscrição.

O aluno que faltar a uma avaliação deverá requerer a segunda chamada pela internet, e fazê-la no dia determinado para esse fim.

O aluno que não conseguir média 6,0(seis) na avaliação de qualquer componente do módulo poderá requerer a recuperação pela internet, pagando uma taxa de R$ 25,00(vinte e cinco reais) por componente.

O aluno que ficar reprovado por faltas ou tiver alguma dificuldade de acompanhamento poderá se transferir para uma turma mais recente, com o aproveitamento de todas as notas já obtidas, e, a critério da direção, as mensalidades já quitadas menos uma.

Os alunos cancelados ou desistentes também poderão retornar para outra turma mais recente no mesmo critério, desde que o abandono ou cancelamento não ultrapasse a dois anos, quando necessitará de nova análise.

O aluno que já tendo a qualificação de secretário escolar em cursos anteriores ou ficar isento de qualquer componente do curso por já tê-lo feito em curso superior, não terá desconto nas mensalidades.

Fazendo a sua matrícula

1. - Para iniciar o curso é necessário fazer a inscrição preenchendo o Requerimento de Matrícula que se encontra no link (CLIQUE AQUI). Ao preencher, os dados devem estar idênticos à certidão, para evitar problemas futuros no registro do Diploma.

2. - Após o preenchimento do Requerimento, observando o curso que deseja cursar, clique em ENVIAR, e aguarde as instruções.

3. - Imediatamente após o envio do Requerimento de Matrícula, comunicaremos o seu NÚMERO DE MATRÍCULA, que virá com os seguintes ícones: IMPRIMIR REQUERIMENTO DE MATRÍCULA.

4. - Ao clicar IMPRIMIR REQUERIMENTO DE MATRÍCULA, terá a ficha para ser entregue na SEDE ou nos Pólos, assinada, e acompanhada dos outros documentos solicitados (Obs.: Alguns documentos poderão ser entregues até 30 dias após o início das aulas)

5. - Solicitar pelo fale conosco o BOLETO para receber a guia de pagamento da matrícula informando o seu CPF, e o plano de pagamentos escolhido. Ao receber o boleto por email, deve pagá-lo em qualquer Banco, até o vencimento. Após o vencimento, somente no Itaú.

6. -. O aluno deverá comparecer na Sede ou no polo em que se inscreveu, no dia do primeiro encontro presencial, para entregar seus documentos e receber toda orientação e material de estudos.

Para consultar o Contrato de Prestação de Serviços - Técnico em Secretaria Escolar, clique AQUI

Endereços da SEDE e Pólos

SEDE: Colégio Santo Alberto Magno- Rua Miguel Pereira nº. 17, Humaitá – Rio de Janeiro. CEP: 22261-090 direcao@cosam.com.br e site:WWW.COSAM.COM.BR

BARRA DO PIRAÍ- Instituto Nossa Senhora Medianeira- Rua Teixeira de Andrade, nº. 202- Centro Tel: 24) 2442-0026">(24) 2442-0026 24) 2442-0026">(24) 2442-0026

MACAÉ- CEMAC- Casinha Feliz- Rua da Igualdade, nº. 57- Centro- 22) 2762-0595">(22) 2762-0595 22) 2762-0595">(22) 2762-0595

NITERÓI-Colégio Monsenhor Reader-Rua General Castrioto, nº. 212, Barreto-21) 2719-0069">(21) 2719-0069 21) 2719-0069">(21) 2719-0069

TERESÓPOLIS- CETEPRO- Rua Francisco Sá 42 sala 304 - Shoping Sá- Calçada da Fama Centro- Tel 21 27431437 e 21 2743 1437

MADUREIRA- Colégio Pensi- Rua Padre Manso 202- Tel: 2452 2430

CAMPO GRANDE- Centro Educacional Saisse Vilardi- Escola Trelelê-Rua Jaguaruna 156 Tel 2415 7778


Última atualização: Monday, 23 October 2023, 10:12