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Título: Avaliação educacional: desatando e reatando nós
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A avaliação do contexto da instituição educacional pode ser vista de vários ângulos, desde o ponto de vista estritamente didático e das estratégias de avaliação da aprendizagem escolar até questões epistemológicas, sociais e políticas que estão implicadas na instituição educacional e em outras instituições que envolvem relações de saber-poder. Esse livro expressa um explícito compromisso com a qualidade e democratização da educação e praticando um diálogo que envolve muitas vozes. Esse compromisso será compartilhado com o leitor, especialista ou não.

Autor(es): Lordêlo, José Albertino Carvalho; Dazzani, Maria Virgínia

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Título: Bibliotecas digitais: saberes e práticas
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Nas décadas iniciais da atividade, as unidades de informação trabalhavam com um fluxo de informação que era realizado em um tempo linear e direcionado a um único espaço de informação. Hoje, com a informação digital on-line. Os fluxos de informação são multidirecionados, levando a meandros digitais onde os espaços são de vivência pela não presença. O profissional desta área se encontra, na atualidade, como se em um ponto no presente entre o passado e o futuro. Convive com tarefas e técnicas tradicionais de sua profissão, mas precisa atravessar para uma outra realidade, onde estão indo seus clientes, e aprender a conviver com o novo e o inusitado, numa constante renovação da novidade. O presente livro trata de todos estes aspectos, no seu tema de bibliotecas digitais, desde a história destas bibliotecas, seus conceitos e definições, a articulação tecnológica, a gestão, o uso e as experiências brasileiras.

Organizador(es): Sayão, Luís; Kuramoto, Hélio; Toutain, Lídia Brandão; Marcondes, Carlos


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Título: Desafios contemporâneos da educação
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"Se historicamente a educação escolar no Brasil foi marcada por um profundo corte elitista, o processo de democratização do ensino apresentou incontestáveis avanços desde a Constituição de 1988. A caminhada pela universalização, no entanto, não se deu à margem de suas heranças históricas, bem como novas fronteiras surgiram para o desafio da educação emancipatória. Esta obra reúne 17 ensaios que debatem os dilemas existentes no cotidiano da sala de aula. Divididos em três partes, os textos coligidos abordam temas variados relacionados à prática escolar, como cidadania, políticas afirmativas e gestão administrativa, e compõem um cenário contemporâneo dos principais desafios colocados para a educação de nosso tempo."

Organizador(es): David, Célia Maria; Silva, Hilda Maria Gonçalves da; Ribeiro, Ricardo; Lemes, Sebastião de Souza

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Título: Educação e sua diversidade
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A Série Movimentos Sociais e Educação visa contribuir com debate acerca dos movimentos sociais na atualidade. Neste volume, são apresentados textos que passam pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), educação em espaços não escolares, Direito, educação nas relações étnico-raciais, dentre outros temas relacionados à educação, seja no campo ou na cidade.

Organizador(es): Santos, Arlete Ramos dos; Oliveira, Julia Maria da Silva; Coelho, Lívia Andrade


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Título: Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais
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O presente estudo inscreve-se no campo das políticas públicas para a infância destacando a questão da educação infantil como um dos direitos da criança. Atualmente, a criança é reconhecida como sujeito pleno de direitos, ganhando a infância maior visibilidade na sociedade, respaldada por dispositivos legais de âmbito internacional. Em contrapartida, os discursos teóricos e a realidade de milhares de crianças em todo o mundo têm revelado o estado paradoxal da condição da criança e da efetivação dos seus direitos. Portanto, o objetivo deste estudo foi o de analisar as concepções de criança, seus direitos e educação infantil apresentadas pelas educadoras das creches de Franca, e de que forma essas categorias são manifestadas nas práticas institucionais. A construção da pesquisa, referenciada na abordagem qualitativa, teve como aporte teórico-metodológico a teoria das representações sociais e o emprego de questionários e entrevistas semiestruturadas como instrumentos metodológicos para a coleta dos dados empíricos, posteriormente analisados pela técnica da análise de conteúdo. Com base nas análises desenvolvidas, constatou-se nos discursos e nas ações das profissionais representações da criança como um sujeito marcado pela condição de "vir a ser", dependente do adulto, frágil e inocente, associadas a um modelo de educação infantil escolarizante e preparatório de futuras aprendizagens. Desta forma, as representações acerca das categorias criança, direitos e educação infantil não favorecem, efetivamente, para que as crianças exerçam a condição de sujeitos de direitos e protagonistas nos espaços institucionais, e para que as creches sejam legitimadas enquanto espaços de exercício da cidadania da infância.

Autor(es): Andrade, Lucimary Bernabé Pedrosa de

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Título: Gestão, mediação e uso da informação
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Vai ao encontro dos estudos teóricos e metodológicos de objetos e fenômenos que envolvem a gestão, a mediação, uso e apropriação da informação em distintos ambientes.

Organizador(es): Valentim, Marta

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Título: Jornal O Globo
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Jornal diário de abrangência nacional.
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