Curso Técnico em Secretaria Escolar

Leia com atenção os esclarecimentos abaixo e faça já a sua matrícula, assegurando a sua vaga:

Apresentação

O Curso Técnico em Secretaria Escolar a Distância foi elaborado com o objetivo de levar aos profissionais que atuam nas escolas de educação básica e ensino superior, a formação necessária para o bom desempenho de sua função.

A metodologia de educação a distância com o uso da internet, permite que sejam atendidas pessoas de todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro, possibilitando que todos os profissionais das escolas possam participar, no seu ritmo de aprendizagem e de tempo, pois a flexibilidade é uma das principais características da educação a distância. Você faz o seu horário de estudos!

Ao final do curso, o COSAM pretende ter colaborado para a melhoria profissional nas escolas de Educação Básica e Ensino Superior, deixando todo o seu pessoal qualificado e atualizado.

Modalidade/Metodologia

O Curso tem a duração mínima de 12 (doze) meses, considerando a metodologia empregada, e possibilita ao aluno otimizar o seu tempo de estudos utilizando inclusive os sábados, domingos e feriados, compatibilizando as responsabilidades acadêmicas, profissionais e familiares.

Com a utilização da metodologia de Educação a Distância, os alunos receberão, mensalmente, o material didático, sob a forma de fascículos, por componente curricular, complementado por tarefas, exercícios e outros trabalhos, através da "internet" ou pelos correios.

Mensalmente, os alunos terão encontros presenciais na sede ou nos pólos para esclarecimento de dúvidas quanto aos conteúdos dos fascículos, quanto à parte prática (exercícios, atividades e outros) e realização de provas.

O estágio supervisionado deixou de ser obrigatório para este curso no ano de 2015 mas o aluno que quiser fazê-lo, teremos muitas escolas para indicar.

Curso

Modulo1

Qualificação:
Carga Horária:

Inspetor de Alunos
222 horas equivalentes e 30 horas de estágio Sendo 4 encontros presenciais na sede/pólos

Módulo 2

Qualificação:
Carga Horária:

Auxiliar de Secretaria Escolar
531 horas equivalentes e 90 horas de estágio Sendo 4 encontros presenciais na sede/pólos
Módulo 3/4Qualificação
Carga Horária
Técnico em Secretaria Escolar para Instituições de Educação Básica e Superior
982 horas equivalentes e 180 horas de estágio Sendo 6 encontros presenciais na sede/pólos


Os alunos receberão fascículos, com conteúdo de todos os componentes curriculares, contendo tarefas e exercícios para estudo fora do ambiente escolar. Haverá também o atendimento a ser realizado através dos professores em encontros presenciais mensais, bem como através das salas virtuais.

No início de cada Módulo haverá um encontro presencial com a duração de 5 (cinco) horas para apresentação do material, dos alunos, dos professores e orientações para a realização de estudos e atividades individualmente e em grupos, totalizando, ao final do curso, 20 (vinte) horas de apresentação.

Durante o desenvolvimento dos módulos, os alunos terão 47 (quarenta e sete) horas de encontros presenciais, para a apresentação de trabalhos, realização de provas e discussão dos conteúdos básicos com os professores do curso, além de 300 (trezentas) horas de estágio. Os estudos e trabalhos fora do ambiente escolar equivalem a 915 (novecentas e quinze) horas presenciais, totalizando 1.282 (mil, duzentas e oitenta e duas) horas, assim distribuídas:

  • Conteúdo Pedagógico com 305 (trezentas e cinco) horas;
  • Conteúdo Técnico específico com 610 (seiscentas e dez) horas e
  • Encontros Presenciais com 67 (sessenta e sete) horas. 

Componentes curriculares de cada módulo.

Módulo I

Fundamentos da Educação
Administração dos Recursos Materiais
Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira
Redação Técnica
Base Legal de Funcionamento das Instituições de Ensino
Atribuições do Pessoal não Docente
Administração dos Recursos Humanos

Módulo II

Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira
Redação Técnica
Base Legal de Funcionamento das Instituições de Ensino
Procedimentos Pedagógicos
Legislação Educacional
Administração dos Recursos Humanos
Técnicas de Escrituração Escolar
Técnicas de Arquivamento Escolar
Matrícula Escolar

Módulos III e IV

Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira
Redação Técnica
Procedimentos Pedagógicos
Legislação Educacional
Técnicas de Escrituração Escolar
Técnicas de Arquivamento Escolar
Matrícula Escolar
Estágio Supervisionado

Pré-requisito/documentos

  • Para ingresso no curso, o candidato deverá ter concluído o Ensino Médio ou equivalente ou estar cursando a 3ª série.
  • Deverá apresentar os seguintes documentos para a matrícula: 
  1. Certidão de nascimento ou de casamento;
  2. Carteira de identidade e CPF;
  3. Comprovante da situação militar, se do sexo masculino, e de acordo com a legislação específica;
  4. Certificado de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente, com histórico escolar ou comprovante de estar cursando a 3ª série (obs.: o Diploma só será expedido após a conclusão do ensino médio);
  5. Publicação no Diário Oficial da conclusão do Ensino Médio;
  6. Comprovante de residência;
  7. Duas fotos 3x4 e
  8. Contrato de prestação de serviços escolares assinado pelo responsável( doc impresso pelo COSAM)

 Desenvolvimento do Curso


Se o aluno não tiver prática de acesso à internet, poderá utilizar-se da sede ou do pólo, no horário pré-estabelecido, onde haverá um tutor de informática, para orientá-lo e para receber e encaminhar os seus trabalhos.

Será também disponibilizado um curso de internet de 4 horas, para instruí-lo sobre o acesso ao curso, aos trabalhos, às pesquisas e aos contatos, portanto não se preocupe se não tiver conhecimento de web.

  • Orientação inicial para o uso da internet e estudos através da educação à distância (EAD)
  • Orientação semanal ao aluno através do acesso aos e-mails, sala virtual e fórum de discussões.
  • Plantão de tutores especialistas para tirar as dúvidas, via e-mail, telefone e fax .
  • Disponibilização de notícias e assuntos sobre o tema em salas de reuniões e na Biblioteca Virtual
  • Envio dos textos para aprendizagem e indicação de leituras complementares
  • Interação permanente com a turma, professores e administradores do curso.
  • Seminários e encontros presenciais, abertos à participação dos discentes.
  • Acompanhamento de seu rendimento escolar e de suas avaliações através do site

Aproveitamento de Estudos anteriores


A Coordenação do Curso poderá avaliar, reconhecer e certificar competências profissionais anteriormente desenvolvidas, em outros cursos e programas de treinamento e desenvolvimento de pessoal.

A dispensa de componentes curriculares ocorrerá nas seguintes situações:

  • O aluno que comprovar por documento expedido por instituição credenciada, a conclusão de componente curricular da Matriz Curricular, que se equivalham aos conteúdos e/ou competências do curso pretendido;
  • O aluno que comprovar componentes curriculares cursados no Ensino Médio ou equivalente que após análise da ementa apresentada corresponda aos conteúdos e/ou competências do curso pretendido e
  • O aluno que declarar/comprovar possuir experiência profissional na Área do Curso pretendido.

Em qualquer das situações previstas neste item, o aluno poderá ser submetido à avaliação, de acordo com os critérios estabelecidos pelo Colégio, tomando por base o perfil profissional de conclusão do curso oferecido.

A avaliação para aproveitamento das competências se processará pela análise da documentação apresentada, pela realização de entrevistas e pela utilização de outros mecanismos que possibilitem verificar o domínio das competências.

Certificação


Este Plano prevê a formação do Técnico em Secretaria Escolar estruturado em módulos sequenciais.

Ao final do primeiro módulo o aluno receberá o Certificado para o exercício da função de Inspetor de Alunos.

Ao final do segundo módulo receberá o Certificado para o exercício da função de auxiliar de Secretaria.

Ao final do quarto módulo receberá o Diploma de Técnico de Secretaria Escolar, podendo atuar em Instituições Públicas e Privadas de Ensino de Educação Básica e de Educação superior.

Como se trata de um curso Reconhecido pelo CNE e Autorizado pelo CEE-RJ através do Parecer 71/2007, o seu Diploma temRECONHECIMENTO NACIONAL.

Valores do Curso


O curso completo em 2015 terá uma matrícula e onze mensalidades no valor de R$ 258,50 ou, de forma mais parcelada, em uma matrícula e catorze mensalidades de R$ 209,00. A matrícula deve ser paga no ato da mesma, e as mensalidades vencem 30 dias após o primeiro pagamento. A escola que encaminhar mais de um funcionário terá um desconto de 5% em todas as mensalidades, para cada funcionário encaminhado.

Todo o material está incluído no valor do curso: as aulas presenciais, a orientação sobre a o uso da internet e a tutoria. As coletâneas só serão entregues impressas ao aluno adimplente.

O aluno poderá cancelar a sua matrícula ao final de cada módulo, devendo para tal, estar em dia com as mensalidades daquele modulo.

Se o aluno decidir retornar após algum tempo, poderá retomar os seus estudos a partir do módulo em que cancelou. Se retornar até dois anos após o cancelamento, suas notas já obtidas estarão asseguradas. Após este prazo deverão fazer todas as provas novamente, sem aproveitamento de mensalidades já quitadas e também de frequência .

O aluno que quiser trocar de turma para rever conteúdos perdidos ou por ter extrapolado o limite de faltas, perderá uma mensalidade quitada na transferência de turma, mas ficará com as notas já obtidas na turma anterior, se este aproveitamento não ultrapassar a dois anos da aprovação das disciplinas.

O aluno ou ex-aluno que indicar um amigo para o curso receberá um desconto de 5% em suas mensalidades futuras(ou transformá-lo em bônus), enquanto o amigo permanecer no curso. Para tal o amigo deve informar a indicação no ato de sua inscrição.

Cada módulo tem a duração média de 4 meses.

O aluno poderá cursar apenas o módulo 1 para a primeira qualificação, bem como os módulos 1 e 2 para a segunda qualificação.

O aluno que faltar a uma avaliação deverá requerer a segunda chamada pela internet, e fazê-la no dia determinado para esse fim.

O aluno que não conseguir média 6,0(seis) na avaliação de qualquer componente do módulo poderá requerer a recuperação pela internet, pagando uma taxa de R$ 15,00(dez reais) por componente.

O aluno que ficar reprovado por faltas  ou tiver alguma dificuldade de acompanhamento poderá se transferir para uma turma mais recente, quando aproveitaremos as notas já obtidas, e, a critério da direção, as mensalidades já quitadas ( menos uma) desde que não tenha havido inadimplência na turma anterior. 

Os alunos cancelados ou desistentes também poderão retornar para outra turma mais recente no mesmo critério, desde  que o abandono ou cancelamento não ultrapasse a dois anos, quando necessitaremos de nova análise.

O aluno que já tendo a qualificação de secretário de escolas, em cursos anteriores e ficarem isentos de qualquer componentes do curso, não terá desconto nas mensalidades.

Na conclusão do Curso o aluno arcará ainda com o valor da publicação do seu diploma no Diário Oficial, que em 2015 está custando R$ 165,00.

Fazendo a sua matrícula


1. - Para iniciar o curso é necessário fazer a matrícula preenchendo o Requerimento de Matrícula que se encontra no ícone abaixo (CLIQUE AQUI). Ao preencher, os dados devem estar idênticos à certidão, para evitar problemas futuros no registro do Diploma.

2. - Após o preenchimento do Requerimento, observando o curso que deseja cursar, clique em ENVIAR, e aguarde as instruções.

3. - Imediatamente após o envio do Requerimento de Matrícula, comunicaremos o seu NÚMERO DE MATRÍCULA, que virá com os seguintes ícones: IMPRIMIR REQUERIMENTO DE MATRÍCULA, IMPRIMIR CONTRATO , EMITIR BOLETO e REQUERIMENTO DE ISENÇÃO.

4. - Ao clicar IMPRIMIR REQUERIMENTO DE MATRÍCULA, terá a ficha para ser entregue na SEDE ou nos Pólos, assinada, e acompanhada dos outros documentos solicitados(Obs.: Alguns documentos poderão ser entregues até 30 dias após o início das aulas)

5. - Clicar IMPRIMIR CONTRATO em duas vias (clicar duas vezes), para serem entregues, devidamente assinados, juntamente com o Requerimento de Matrícula.

6. - Clicar EMITIR BOLETO para receber a guia de pagamento da matrícula e pagá-lo em qualquer Banco. Ao pagá-lo, enviar o Requerimento de Matrícula e o Contrato para a SEDE, para ter a sua vaga confirmada.

7.- No caso de isenção de componente curricular, deverá solicitar em formulário próprio REQUERIMENTO DE ISENÇÃO, anexando ao mesmo a xérox do documento comprobatório para análise, que depois solicitaremos o original para comprovar a autenticidade.

8. -. O aluno deverá comparecer na Sede ou no polo em que se inscreveu no dia do primeiro encontro presencial, para receber toda orientação e material sobre os módulos, bem como o desenvolvimento do curso.

Última atualização: quinta, 3 setembro 2015, 06:26