O curso Técnico em Contabilidade a ser implantado em 2020 visa atender às necessidades das escolas auxiliando um contador na escrita da empresa.

As pequenas escolas podem ter apenas um técnico em contabilidade para a elaboração do livro caixa, controles fiscais, cobranças, etc

Assim criamos o curso técnico à distância, para que a escola possa aproveitar outros profissionais ainda não habilitados, para atender a esta função tão importante para o bom desempenho da escola dentro da comunidade.

Desta forma, está se colocando à disposição da comunidade, uma excelente opção para atendimento às necessidades das escolas, e com preparo para que o aluno possa atuar imediatamente no mercado de trabalho local.

Trata-se de um curso técnico de nível médio, na modalidade de ensino à distância, com duração de oito meses e um encontro presencial mensal.

Ao final do curso receberá um diploma de Técnico em Contabilidade que publicado em diário oficial, o habilitará ao exercício da função em todo o país.

O técnico em contabilidade possui, atualmente, um campo de trabalho dos mais favoráveis, já que toda escola necessita de profissional contábil, quer de curso superior ou de nível técnico

- Objetivos do Curso Técnico em Contabilidade com especialização em escolas e cursos

Formar profissionais aptos a analisar, compreender e processar informações contábeis e gerenciais fundamentadas em princípios (registro e classificação de fatos contábeis), elaborando livro caixa, balancetes e demonstrações de forma analítica ou sintética e orçamentos de qualquer tipo (econômicos, financeiros, patrimoniais e de investimentos), além de organizar, controlar e arquivar os documentos relativos à atividade contábil especialmente numa pequena empresa e mais:

1- Viabilizar a concretização do negócio, compatibilizando com a legislação societária e tributária, a fim de atender as expectativas dele sobre a atividade empresarial a ser desenvolvida.
2- Realizar os procedimentos de abertura de empresa, nas esferas federal, estadual e municipal, tendo em vista a especificidade da atividade e as exigências legais, inclusive aquelas definidas pelos órgãos reguladores, a fim de possibilitar o melhor enquadramento legal e fiscal para o cliente.
3- Elaborar planilhas contendo gastos, custos e preços, com base nos aspectos tributários, trabalhistas, previdenciários e contábeis, e nas etapas do processo produtivo, de modo a fornecer subsídios à organização para a tomada de decisão.
4- Elaborar folha de pagamento, seus acessórios e os relatórios pertinentes, considerando conhecimentos e habilidades na aplicação de doutrina, legislação trabalhista e previdenciária e jurisprudência, de modo a possibilitar que a empresa cumpra as exigências legais e sociais.
5- Escriturar livros fiscais, com base em notas fiscais emitidas e recebidas, mobilizando conhecimentos e habilidades relacionados com a apuração de tributos, de modo a atender a legislação tributária.
6- Conferir documentos fiscais, orientar a escrituração fiscal e elaborar as obrigações acessórias, valendo-se de conhecimentos sobre a legislação tributária e habilidades na aplicação das normas vigentes, de modo a assegurar que a empresa esteja em conformidade com suas obrigações fiscais.
7- Realizar a classificação e registros contábeis dos fatos que afetam o patrimônio das pessoas e organizações, considerando os princípios contábeis, a estrutura dos demonstrativos contábeis, o ramo de atividade e a legislação vigente, viabilizando para o cliente o diagnóstico da saúde financeira da sua organização.
8- Realizar a conciliação de contas, com base no razão e balancete de verificação, analisando dados e informações geradas pelos fatos contábeis e realizando os ajustes necessários, de modo a garantir a autenticidade das informações contidas nas demonstrações contábeis.
9-Propor medidas para a redução de custos e despesas nas operações da empresa, com base na análise da estrutura de custos do negócio, na legislação pertinente e no ramo do ensino

10- Controlar e adequar à estrutura de custos, despesas e preços das mensalidades e vendas, visando garantir a sustentabilidade do negócio. 11- Demonstrar o desempenho econômico-financeiro da organização a partir das demonstrações contábeis e financeiras, utilizando métodos e ferramentas específicos, a fim de contribuir para o processo de tomada de decisões gerenciais.

12- Propor alternativas para a redução de impactos na situação financeira e patrimonial da empresa, provocados por ocorrências ambientais e sociais, antevendo-as e avaliando suas conseqüências.

Last modified: Monday, 16 December 2019, 07:31 AM