Biblioteca Virtual

A Biblioteca Virtual do COSAM reúne livros, bases de dados, periódicos e demais materiais disponíveis em acesso aberto, exclusivamente em meio eletrônico.

O objetivo é disponibilizar títulos relevantes para contribuir com o estudo e a pesquisa, fomentando o acesso à informação de qualidade.
A Biblioteca Virtual direciona para o acesso e leitura no site oficial que disponibiliza o documento.

Page:  1  2  3  4  5  ()
Título

Atuação profissional na área de informação

Descrição
Apresenta a opinião de diferentes autores sobre o tema. O livro é composto por dez capítulos temáticos, e cada um deles foi desenvolvido de forma autônoma, o que não impediu, no entanto, uma profunda relação entre os diferentes enfoques que são importantes para a formação global do profissional de informação.

Organizador(es): VALENTIM, Marta Lígia Pomim
Clique no link a seguir para acessar o documento
clique para acessar

Título

Avaliação educacional: desatando e reatando nós

Descrição
A avaliação do contexto da instituição educacional pode ser vista de vários ângulos, desde o ponto de vista estritamente didático e das estratégias de avaliação da aprendizagem escolar até questões epistemológicas, sociais e políticas que estão implicadas na instituição educacional e em outras instituições que envolvem relações de saber-poder. Esse livro expressa um explícito compromisso com a qualidade e democratização da educação e praticando um diálogo que envolve muitas vozes. Esse compromisso será compartilhado com o leitor, especialista ou não.

Autor(es): Lordêlo, José Albertino Carvalho; Dazzani, Maria Virgínia

Clique no link a seguir para acessar o documento
clique para acessar

Título

Biblioteca Digital do Vaticano

Descrição
Catálogo da Biblioteca do Vaticano, com cerca de 75.000 códices, 85.000 incunábulos (ou seja, edições feitas entre a invenção da imprensa e o século 16), num um total de mais de um milhão de livros com acesso livre e gratuito.
Clique no link a seguir para acessar o documento
clique para acessar

Título

Bibliotecas digitais: saberes e práticas

Descrição
Nas décadas iniciais da atividade, as unidades de informação trabalhavam com um fluxo de informação que era realizado em um tempo linear e direcionado a um único espaço de informação. Hoje, com a informação digital on-line. Os fluxos de informação são multidirecionados, levando a meandros digitais onde os espaços são de vivência pela não presença. O profissional desta área se encontra, na atualidade, como se em um ponto no presente entre o passado e o futuro. Convive com tarefas e técnicas tradicionais de sua profissão, mas precisa atravessar para uma outra realidade, onde estão indo seus clientes, e aprender a conviver com o novo e o inusitado, numa constante renovação da novidade. O presente livro trata de todos estes aspectos, no seu tema de bibliotecas digitais, desde a história destas bibliotecas, seus conceitos e definições, a articulação tecnológica, a gestão, o uso e as experiências brasileiras.

Organizador(es): Sayão, Luís; Kuramoto, Hélio; Toutain, Lídia Brandão; Marcondes, Carlos



Clique no link a seguir para acessar o documento
clique para acessar

Título

Bibliotecas por um Mundo Melhor: Agenda 2030

Descrição

Apresenta uma visão ambiciosa do desenvolvimento sustentável integrando suas dimensões econômica, social e ambiental, constituindo-se na expressão dos desejos, aspirações e prioridades da comunidade internacional para os próximos anos. A agenda põe a igualdade e dignidade das pessoas no centro e chama a adotar um estilo de desenvolvimento, de forma equilibrada e integrada, respeitando diferentes realidades, capacidades, níveis de desenvolvimento, políticas e prioridades nacionais. O Brasil é um dos signatários dessa Agenda e, portanto, deverá empenhar-se para o cumprimento dos ODS. Em todo o mundo 320.000 bibliotecas públicas e mais de um milhão de bibliotecas parlamentares, nacionais, universitárias, de pesquisa, especializadas, comunitárias e escolares garantem que as informações e o conhecimento para utilizá-las estejam disponíveis para todos, convertendo-se em instituições fundamentais para a era digital. Muitos programas e projetos estão sendo realizados para apoiarem o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, pois as bibliotecas estão comprometidas com esse chamado mundial por um mundo mais justo, solidário e com respeito ao meio ambiente. As bibliotecas brasileiras também estão engajadas e fazendo a diferença nas comunidades onde atuam. Nós da Federação Brasileira de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) - uma instituição que milita por mais e melhores bibliotecas no país- compilamos alguns exemplos para mostrar que as bibliotecas são parceiras estratégicas para o cumprimento dos ODS. Esse trabalho pode ser potencializado se tiver mais apoio do poder público e sociedade civil. As bibliotecas podem também contribuir com a comunicação entre os municípios, estados e governo federal, mostrando os avanços que estão ocorrendo no país sobre a Agenda 2030 para as comunidades onde elas estão inseridas.

Autor(es): FEBAB

Clique no link a seguir para acessar o documento
clique para acessar

Título

Competência em informação: de reflexões às lições aprendidas

Descrição

Trata da Competência em Informação em diferentes ênfases e contextos. Adotou-se o pressuposto de que os fatores preponderantes da sociedade atual são: informação, conhecimento e a tecnologia.

Organizador(es): Belluzzo, Regina Celia Baptista; Feres,Glória Georges

Clique no link a seguir para acessar o documento
clique para acessar

Título

Contabilidade Básica

Descrição

Apresenta conceitos e terminologias da área de contabilidade, incluindo exercícios de fixação dos conteúdos, sugestões de filmes e de sites pertinentes ao assunto estudado.

Autor(es): Bächtold, Ciro

Clique no link a seguir para acessar o documento
clique para acessar

Título

Desafios contemporâneos da educação

Descrição
Se historicamente a educação escolar no Brasil foi marcada por um profundo corte elitista, o processo de democratização do ensino apresentou incontestáveis avanços desde a Constituição de 1988. A caminhada pela universalização, no entanto, não se deu à margem de suas heranças históricas, bem como novas fronteiras surgiram para o desafio da educação emancipatória. Esta obra reúne 17 ensaios que debatem os dilemas existentes no cotidiano da sala de aula. Divididos em três partes, os textos coligidos abordam temas variados relacionados à prática escolar, como cidadania, políticas afirmativas e gestão administrativa, e compõem um cenário contemporâneo dos principais desafios colocados para a educação de nosso tempo.

Organizador(es): David, Célia Maria; Silva, Hilda Maria Gonçalves da; Ribeiro, Ricardo; Lemes, Sebastião de Souza


Clique no link a seguir para acessar o documento
clique para acessar

Título

Desenvolvimento de coleções

Descrição
Trata das questões relativas ao desenvolvendo de coleções em bibliotecas, abordando conceitos, metodologia e prática.

Autor(es): VERGUEIRO, Waldomiro de Castro Santos
Clique no link a seguir para acessar o documento
clique para acessar

Título

Design thinking para bibliotecas: um toolkit para design centrado no usuário

Descrição

Este toolkit foi traduzido para o português com a finalidade de auxiliar quem trabalha em bibliotecas e enfrenta diariamente desafios para ver seus objetivos gerarem resultados. É um material destinado àquelas pessoas que não se contentam com pouco, que buscam mais, que querem mais, que são audaciosos e destemidos! Podem ser profissionais de bibliotecas públicas, comunitárias, escolares, universitárias, especializadas, não importa a tipologia, importa querer realizar grandes feitos e abrir a mente ao novo, ao inesperado, à surpresa

Autor(es): IDEO; Global Libraries

Clique no link a seguir para acessar o documento
clique para acessar

Page:  1  2  3  4  5  ()